domingo, 25 de novembro de 2012

Seu Manoel: 50 anos de Turano e uma barbearia parada no tempo

Seu Manoel: 50 anos de Turano

Outro dia fui fazer uma matéria no Turano e me deparei com um cenário que me leva a década de 20, 30. Uma barbearia, cujo dono, paraibano, fincou o pé em terras cariocas há 50 anos. Hoje ele tem 83 anos e continua cortando cabelos. Um espaço pequeno, altura de pouco mais de um metro e meio, muitos papéis empilhados e um ar de tranquilidade. Exatamente por me dar esta impressão de estar parada no tempo, editei a foto para ficar meio envelhecida.

"Vou falar que já pensei em sair daqui. Mas aí orei ao Senhor e ele disse que meu lugar é aqui. Então decidi ficar", diz Seu Manoel, conhecido também como Manoel Barbeiro, ao contar histórias de sua vida pra mim e mais alguns que os ouvíamos.

Ele contou que mesmo na época em que o tráfico era pesado na área, ele não temia. "Eles me respeitavam. Eu passava perto dos meninos [do tráfico] e conversava com eles, orava com eles. Eles realmente me ouviam e sabiam que esse era o meu dever como cristão", disse. 

O Turano tem Unidade de Polícia Pacificadora desde setembro de 2010. Desde então o uso ostensivo de armas e os tiroteios diários são bem raros. Ainda há tráfico de drogas e outros delitos, mas são em menor número e veladamente.

3 comentários:

  1. Oi sou Léo adorava ir na casa dele cortava o cabelo com ele e conversava muito sobre nossas vidas as vezes riam eu me emocionava muito aí que saudades creio que em breve nos econtramos

    ResponderExcluir